segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Charles Darwin

O biologista e naturalista Charles Darwin nasceu na Inglaterra e viveu de 1809 a 1882. Durante um período de cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

Ficou surpreso com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos. O que lhe chamou mais atenção foram as incontáveis diversidades de tentilhões, que só conheceu na ilha dos Galápagos, situada na costa ocidental da América do Sul.

Durante os cinco anos que ele permaneceu nessa viagem científica, e também depois, o naturalista buscou descobrir a razão da grande diversidade de plantas e animais.

 

No ano de1859, na certeza de ter a encontrado a resposta aos seus questionamentos, ele escreveu o livro: A Origem das Espécies. Posteriormente, Darwin escreveu outra obra: A Descendência do Homem, nesta ele manifestou suas idéias sobre o surgimento da raça humana no planeta Terra. Seus dois livros geraram debates e muitas controvérsias na época, contudo, hoje em dia, muitas de suas idéias são aceitas pela 
ciência. 

Ele acreditou que a razão de existir pequenas diferenças na descendência, tanto das plantas como dos animais, fazem com que certas espécies vivam mais tempo do que outras. No caso das que possuem vida mais longa, estas gerarão mais descendentes, e este fato permitirá o aparecimento gradual de novos tipos de variações.

MITOS: (Charles Darwin)...

 

 

Existem diversos mitos a respeito de Darwin, como o que diz que ele era um membro da Marinha. Outros, que ele fazia parte da tripulação de um navio que tinha por função fazer uma coleta de material biológico ao redor do mundo, afirma Bizzo.Segundo o professor, a verdade é que Darwin viajava como convidado no navio de pesquisas cartográficas. A embarcação tinha por função fazer um mapeamento da América do Sul."Era um navio que tinha uma tripulação armada, então era uma tripulação que tinha atribuições militares. Darwin era um convidado do capitão. Ele tinha que pagar pelas suas despesas e quando remetia o material para a Inglaterra tinha que arcar com os custos disso", explica.Darwin esteve nas ilhas Galápagos por um período de apenas três semanas, diz o professor, e nesse curto espaço a viagem pôde dar a ele uma contribuição importante. "Isso significa que ele não teve um 'momento de Eureka'. Ele teve várias ideias, que levaram um tempo para ocorrer", conclui Bizzo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário