segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Isaac Newton

Isaac Newton nasceu em Londres, no ano de 1643, e viveu até o ano de 1727. Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, trabalharam junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade.

Este cientista inglês, que foi um dos principais precursores do 
Iluminismo, criou o binômio de Newton, e, fez ainda, outras descobertas importantes para a ciência. Quatro de suas principais descobertas foram realizadas em sua casa, isto ocorreu no ano de 1665, período em que a Universidade de Cambridge foi obrigada a fechar suas portas por causa da peste que se alastrava por toda a Europa. Na fazenda onde morava, o jovem e brilhante estudante realizou descobertas que mudaram o rumo da ciência: o teorema binomial, o cálculo, a lei da gravitação e a natureza das cores. 

Dentre muitas de suas realizações escreveu e publicou obras que contribuíram significativamente com a matemática e com a física. Além disso, escreveu também sobre química, alquimia, cronologia e teologia.

Newton sempre esteve envolvido com questões filosóficas, religiosas e teológicas e também com a alquimia e suas obras mostravam claramente seu conhecimento a respeito destes assuntos. Devido a sua modéstia, não foi fácil convencê-lo a escrever o livro Principia, considerado uma das obras científicas mais importantes do mundo. 

Newton tinha um temperamento tranquilo e era uma pessoa bastante modesta. Ele se dedicava muito ao seu trabalho e muitas vezes deixavam até de se alimentar e também de dormir por causa disso. Além de todas as descobertas que ele fez, acredita-se que ocorreram muitas outras que não foram anotadas. 

Diante de todas as suas descobertas, que, sem sombra de dúvida, contribuíram e também ampliaram os horizontes da ciência, este cientista brilhante acreditava que ainda havia muito a se descobrir. E, em 1727, morreu após uma vida de grandes descobertas e realizações.



Isaac Newton: Criou 3 leis da Física, que até hoje é usada pelos Físicos. 1° LEI, Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele. 2° LEI, A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida. 3° LEI, A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.

 

 

Frases de Isaac Newton:

- "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
- "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."
- "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."
- "Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado." 

 

 

MITO: (Isaac Newton) Newton e a maçã: o maior mito da história da ciência ...




Se um dia for escrito um livro sobre grandes acontecimentos que nunca aconteceram, a história de como Isaac Newton descobriu a gravidade tem tudo para fazer parte da obra.

 

Ainda assim, a primeira descrição da cena - por William Stukeley, na biografia "Memórias de Sir Isaac Newton".

 

Escrevia assim William Stukeley em 1752: "Depois do jantar, com o tempo ameno, fomos para o jardim e bebemos chá, debaixo da sombra de algumas macieiras." O amigo do cientista prossegue com a descrição. "[Isaac] disse-me que quando o conceito de gravidade lhe surgiu estava na mesma situação. [O pensamento] foi provocado pela queda de uma maçã, enquanto se sentava de forma contemplativa. 'Por que deve aquela maçã descer perpendicularmente em direção ao chão?', pensou ele para si."

 

Este pequeno relato extravasou o manuscrito de 100 páginas e tornou-se um dos fatos científicos mais célebres de todo o mundo. Nunca se conseguiu perceber até que ponto a descrição é verídica, mas uma coisa é certa: nenhuma maçã atingiu o cientista inglês na cabeça, como nos diz a imagem cristalizada na nossa memória coletiva.

 

O responsável pela biblioteca e pelos arquivos da Royal Society, Keith Moore, explicou ao "The Guardian" que "os acadêmicos sabem bem de onde vem a história da maçã, é claramente uma história caricata que Newton poliu".

 

Mas, segundo Moore, o objetivo é que o público veja o manuscrito: "Não foi só Newton que o poliu, sucessivas gerações também lhe deram um brilho extra - a história apenas o humaniza um pouco mais."

 

Como o humanizam relatos sobre a sua infância (quando construiu uma miniatura de um moinho de vento impulsionada por um rato) ou sobre o seu lado distraído (num dos episódios, Newton conduz um cavalo na subida de uma montanha com a mão direita, enquanto lê um livro que segura com a mão esquerda. Quando chega ao topo da montanha, percebe que o cavalo fugiu).

 

Além de satisfazer o conhecimento de curiosos, o presidente da Royal Society, Martin Rees, acredita que o novo recurso "permite a qualquer pessoa vê-lo [o livro] como se o tivesse em suas mãos" e que isso "pode ser um precioso instrumento para os investigadores".

 

Hoje, a casa de Lincolnshire, Inglaterra, onde Isaac Newton fundou a física moderna, foi transformada num museu. No quintal das traseiras sobrevive uma descendente da macieira que inspirou o cientista. A única testemunha do que realmente aconteceu.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário